Fraldas de Pano Modernas: O Guia para Iniciantes

Usar fraldas de pano reutilizáveis não é difícil. As fraldas de pano modernas não têm de ser lavadas à mão, nem demolhadas. A lavagem é simples, na máquina da roupa, e não tem que sujar as mãos.

O que constitui uma fralda de pano?

Uma "fralda de pano" geralmente será composta de várias partes; a fralda em si proporciona a absorção, enquanto que o revestimento externo (capa impermeável) proporciona a camada impermeável. Em algumas fraldas, estas podem ser uma única combinação "tudo em um", tal e qual como uma fralda descartável.

Quantas fraldas vai precisar?

Depende de quantas vezes por semana pretende fazer máquinas de fraldas, da zona do país onde vive ou da estação do ano. Na melhor das hipóteses, lavando as fraldas todos os dias, vivendo num clima seco e sendo verão, poderá conseguir usar fraldas reutilizáveis a tempo inteiro com um stock de 15 fraldas. Se pretender espaçar mais as lavagens, ou se for inverno, poderá precisar de até 30 fraldas. Se gostaria de receber uma recomendação personalizada, preencha o nosso formulário e iremos enviar um e-mail com uma sugestão!

Que fralda devo escolher para a noite?

Para um bebé recém nascido é provável que tenha que mudar a fralda durante a noite e pode simplesmente usar as fraldas que usam durante o dia.

Assim que o seu bebé deixar de fazer cocó durante a noite, poderá querer usar numa fralda que durará a noite inteira. Uma fralda de tamanho único bem adaptada, com todas as suas camadas absorventes, pode ser um bom ponto de partida. Alternativamente, uma fralda ajustada com uma capa é uma óptima opção porque pode aumentar a absorção tanto quanto for necessário e a capa mantém tudo intacto. Durante cerca de seis meses, é provável que o seu bebé necessite de uma fralda nocturna dedicada com muita absorção adicional, particularmente se estiverem a ser alimentados durante a noite.

O que precisa de comprar:

1. Entre 15 a 30 fraldas de dia. Recomendamos que faça uma coleção com marcas e sistemas variados. Recomendamos que entre 3 a 5 das fraldas sejam dedicadas para a noite

2. Um balde e dois sacos de balde, ou dois sacos de pendurar para colocar fraldas usadas, antes de irem para a máquina.

3. Dois sacos de transporte para quando sai de casa.

4. (Opcional) Após a introdução da alimentação complementar poderá comprar revestimentos biodegradáveis para ser mais fácil lidar com os cocós - ver abaixo o passo a passo, sobre "Retirar a fralda".

5. (OpcionalAbsorventes extra para reforçar as fraldas (por exemplo à noite), ou para ter de reserva quando o tempo não ajuda a secar.

6. (Opcional) Se quiser optar por um sistema 100% sustentável, sem descartáveis, irá precisar também de cerca de 60 toalhetes reutilizáveis.

Tipos de Fraldas

- Sistema mais económico
- Requer dobragem
- Precisam de uma capa impermeável
- Demora mais tempo a colocar e retirar, pois são duas camadas separadas

As musselinas são as fraldas de pano tradicionais, como as nossas avós usaram nos nossos pais. Quadrados de pano que têm que ser dobrados e colocados nos bebés. Existem vários tamanhos e inúmeras dobras possíveis, sendo por isso um tipo de fralda muito versátil e fácil de ajustar a qualquer bebé, até mesmo nos recém nascidos. Na altura colocavam-se com alfinetes e uma "capa" de lã por cima para impermeabilizar. Hoje em dia existem molas para prender a fralda e capaz impermeáveis modernas.

As fraldas pré-dobradas são também uns panos retangulares, mas que têm uma "pré-"dobra em 3. Algumas podem também ser colocadas diretamente nos bebés, num formato em T, e prendidas com molas, outras são dobradas em 3 e colocadas dentro de capas impermeáveis próprias.

- Precisam de uma capa impermeável
- Demora mais tempo a colocar e retirar, pois são duas camadas separadas
- Sistema com a melhor absorção
- São mais volumosas
- Lento a secar
- Óptimo para a noite

É um sistema com duas partes: uma parte absorvente e uma capa impermeável. Os sistemas de fraldas ajustadas estão entre os mais fáceis de usar, e são uma opção particularmente boa se seu bebé vai estar no infantário com menos de 6 meses de idade. Usar uma fralda de tamanho menor durante os primeiros meses significa que você sempre terá um bom ajuste e uma excelente contenção.

Fraldas disponíveis: Petit Lulu Maxi Night

- Fácil de usar
- Secagem rápida
- Económico

Estes estão algures entre uma fralda de duas partes e uma fralda tudo-em-um. Os absorventes interiores são abotoados no envoltório exterior e, uma vez instalados, formam uma fralda de uma só peça. Os absorventes podem ser desabotoados para lavagem e para secar rapidamente.

- Fácil de usar
- Rápido para secar
- Impermeabilização integrada
- Requer montagem
- Estilo mais popular

As fraldas de bolso consistem em um exterior impermeável e um interior de tecido. Há uma abertura na parte de trás da fralda através da qual poderá inserir os absorventes que desejar. São por isso muito fáceis de customizar, pois poderá colocar tantos absorventes quanto for preciso e escolher o material dos absorventes que melhor se adequam ao seu bebé. Requerem montagem antes de colocar a fralda, pois é necessário colocar os absorventes dentro da fralda, e desmontagem antes de pôr a lavar, pois os absorventes têm que ser retirados antes de colocar a fralda a lavar.

Fraldas disponíveis: Baba+Boo Tamanho Único + Recém-nascido

- Fácil de usar
- Lento para secar
- Impermeabilização integrada

Estas fraldas incorporam um interior absorvente com uma camada externa impermeável, eliminando a necessidade de ter uma capa separada. São as fraldas mais fáceis de colocar no bebé e as mais semelhantes às fraldas descartáveis, pois não requerem nenhum tipo de "montagem" ou preparação.  Elas são muito simples de usar, mas demoram mais tempo a secar e não permitem customizar a absorção.

Fraldas Disponíveis: Smart Bottoms Born Smart 2.0, Bottoms Dream Diaper 2.0Bottoms Smart One 3.1

Guia de Lavagem: Passo a passo

Este é um guia genérico sobre como cuidar das suas fraldas. No entanto, cada marca tem as suas prórpias instruções de lavagem e manutenção, que deverá sempre ter em conta.

Pré lavagem (antes de usar)

Quando receber as suas fraldas novas, faça sempre pelo menos duas lavagens a 30º/40º com o mínimo de detergente, antes de as utilizar. Os tecidos novos têm óleos embrenhados no tecido que impedem a sua capacidade de absorção. As suas fraldas atingirão a sua absorção máxima depois de terem sido lavadas 6 a 8 vezes (daí ser bom comprar fraldas em segunda mão 😉).

Ajuste da fralda

A colocação da fralda depende do tipo e da marca que comprou. A primeira coisa que precisa de saber sobre as fraldas reutilizáveis é que elas ajustam-se de forma diferente das descartáveis.

Antes de mais, prepare as suas fraldas e guarde-as prontas a usar.

Quando colocar a fralda, comece por alinhar a parte de trás da fralda com os ossos da anca. Isto é muito mais baixo do que se começasse com uma descartável, mas é essencial para um bom ajuste. A seguir, ao trazer a parte da frente da fralda para cima, é preciso apertar suavemente os lados e encaixar os elásticos internos da fralda nas virilhas, para evitar quaisquer fugas. Quando a parte da frente estiver encostada à barriga, pode então apertar a fralda.

Por fim, verifique o ajuste: deve ser capaz de colocar dois dedos na frente da fralda, para garantir que não está muito apertado quando o bebé está sentado. Os elásticos à volta das pernas devem estar bem apertados. Tem sempre que verificar que as abas da parte da frente da fralda ficam bem direitas, junto ao corpo do bebé, e que não espetam para fora da fralda.

Retirar a fralda

1) Se o seu bebé já faz cocó sólido, e usou um revestimento biodegradável, elimine o revestimento e o cocó. Se não usou revestimento, terá que eliminar a maior parte do cocó da fralda (virando-a sobre a sanita ou raspando o maior).
2) Guarde no seu balde ou saco de pendurar até ao dia da lavagem. Não há necessidade de molhar;

Lavagem

1) Colocar as fraldas e o saco no tambor da máquina: abra o saco, coloque a boca do saco no tambor e com a mão empurre as fraldas para dentro do tambor ao memso tempo que vira o saco do avesso.
2) Efectuar um ciclo de lavagem a frio sem detergente nem amaciador;
3) Lavar a quente (40° ou 60°) com detergente não-bio e sem amaciadores de tecido;
4) Faça uma lavagem extra se achar que precisa (se sentir um cheiro forte a detergente quando abrir a máquina, faça mais uma máquina de frio).

Secagem

É preferível secar na corda, ao sol. O sol tem uma ação anti-bacteriana e ajuda a eliminar qualquer nódoa mais teimosa.

Se estiver a chover, ou a humidade for muito elevada, ou se tem muita urgência, poderá secar na máquina de secar num programa baixo.

Tem dúvidas? Contacte-nos!