Um dia na vida de uma família que usa fraldas reutilizáveis

Um dia na vida de uma família que usa fraldas reutilizáveis

Por aqui já usamos fraldas reutilizáveis há 13 meses e já temos uma rotina instalada de fraldas de pano, com a qual estamos confortáveis. Hoje conto-vos como são os nossos dias e como lidamos com as fraldas reutilizáveis!

6:30 - 7:00

Por aqui acordamos com o raiar do sol, com a Júlia a começar logo a palrear e a pôr-se em pé, pronta para o dia (apesar de nem sempre os pais estarem em sintonia!).

Ela deita-se entre as 19:30 e as 20:30, e a fralda da noite, uma Fralda Ajustada Maxi Night com uma Capa Impermeável Calção Pull-Up, ambas da Petit Lulu, com um reforço de um absorvente de carvão ou de cânhamo da Baba+Boo, por norma é colocada às 19:00. Ao fim de 11h30 ou 12h de utilização ainda se está a aguentar bem!

7:15 - 7:30

Trocamos a fralda para a primeira fralda do dia. Eu já sei que a Júlia faz sempre um cocó entre as 8:00 e as 9:00 (a sério, a miúda parece um relógio!), Por isso não preciso de muita absorção. Coloco por norma uma tudo-em-um, super fácil de colocar e que não me obriga a grandes ginásticas logo de manhã quando ainda não tomei o meu café! Gosto de escolher uma Smart Bottoms Smart One 3.1 ou uma Smart Bottoms Dream Diaper 2.0, sem qualquer tipo de reforço de absorção, mas colo sempre um liner descartável, porque já sei que vou ter um cocó em breve!

Se estou para aí virada, preparo também o meu recipiente de toalhitas reutilizáveis. Confesso que nem todos os dias me apetece este passo extra. Quando não me apetece, cá em casa recorremos às Water Wipes. Quando me apetece, a preparação das toalhitas de pano é simples: fervo cerca de 1 litro de água e despejo por cima de cerca de 20 toalhitas dentro de um recipiente. Deixo arrefecer, escorro, espremo e tapo o recipiente. Vou usando as toalhitas ao longo do dia. O que não usar, vai para lavar.

8:00 - 9:00

Depois do pequeno almoço tomado, e de 12.456 km feitos a andar de um lado para o outro, com alguns agachamentos pelo meio, o intestino da Júlia lá cede à pressão e temos o primeiro cocó do dia! Está na hora de mudar a fralda e de lidar com o cocó. 😬

Retiro a fralda, limpo tudo muito bem, ponho a fralda, juntamente com as toalhitas que usei e o liner com o cocó, de parte para já, e coloco uma fralda lavada.

Desta vez já quero ter alguma absorção, para que me dure umas boas horas. Cá em casa apontamos para mudar a fralda com intervalos de 4 ou 5 horas. Para isso preciso de fraldas com boas absorções e com uma boa capacidade de manter a primeira camada (a que está em contacto com a pele da Júlia) bem sequinha! Como é natural, não quero que ela se sinta molhada. As fraldas que mais gosto de usar são as fraldas de bolso. São fáceis de usar e posso adaptar a absorção ao que preciso. Escolho então o padrão que quero de uma Fralda de Bolso de Tamanho Único (sim, é esse o meu critério 🙈), e por norma já as tenho "recheadas" ao meu gosto: com um absorvente de bamboo e um de carvão ou de cânhamo (por esta ordem), e coloco a fralda!

A Júlia raramente tem assaduras, por isso é raro pôr creme. Essa é, para mim, uma das vantagens das fraldas de pano. O tecido é super suave para a pele da bebé e a.maioria das fraldas têm uma primeira camada de uma excelente capacidade de manter a sensação de secura. Portanto a pele não assa. Se tive alguma assadura, ponho um Creme Muda Fraldas e um liner descartável para proteger a fralda. Senão, nem creme nem liner! Não é preciso!

Lidar com o cocó

Eu opto por tratar do cocó assim que acabo de mudar a fralda. Primeiro deito fora o cocó e descarto o liner. O que eu faço é deitar o cocó para a sanita e pôr o liner no lixo orgânico. Apesar dos liners serem biodegradáveis, não me sinto confortável em deita-los na sanita. E também não me agrada a ideia de ter o cocó no lixo. Aliás, essa é uma das razões que prefiro usar fraldas de pano em vez de descartáveis: não ter o cocó no lixo orgânico uma data de tempo!

De seguida, coloco a fralda no balde de fraldas, que já tem um saco impermeável. Se fosse uma fralda de bolso, eu retirava os absorventes de dentro da fralda antes de a pôr no balde e punha tudo já separado, porque assim já tenho o trabalho pronto para as pôr a lavar. Como esta é uma tudo-em-um, vai direta para a balde!

Ao longo do dia

Vamos mudando a fralda com 4 a 5 horas de intervalo, sempre com o mesmo processo. A seguir ao almoço, por norma volto a colocar um liner porque sei que vou ter mais um cocó ao início da tarde. Não faço nenhum reforço especial antes das sestas, porque sei que o meu sistema normal funciona, mas sei que há quem ponha três absorventes na fralda de bolso (por exemplo, dois de bamboo e um de carvão ou cânhamo), ou então quem use uma Smart Bottoms Dream Diaper 2.0 com um absorvente de noite no bolso, antes da hora da sesta.

19:00

Depois do jantar (e, se for dia disso, ou se for necessário, depois do banho), colocamos então a fralda da noite e o pijama.

As fraldas que mais gosto de usar às noite são Fraldas Ajustadas, com Capas Impermeáveis. A partir dos 10/11 meses comecei também a reforçar com um absorvente entre a fralda e a capa, porque a Júlia começou a fazer quantidades maiores de xixi.

Coloco a fralda da noite, quase sempre com um liner descartável e um pouco de Creme Muda Fraldas. Aqui, estou a usar o creme de forma muito ligeira (nada de barrar a criança, não é preciso nada disso), só como prevenção! Coloco o liner para proteger o tecido da fralda, pois os cremes têm tendência a agarrar-se aos tecidos e a estragar a sua permeabilidade.

Dia de lavar fraldas

Mais ou menos de dois em dois dias, pomos as fraldas a lavar. Cá em casa prefiro fazer as máquinas à noite e estendemos de manhã. Portanto, se for dia de lavagem, vamos tratar disso a esta hora e seguimos a rotina que está descrita no nosso Guia de Fraldas Reutilizáveis.

Qual é a tua rotina?

Por aqui é assim que fazemos, mas claro que cada família é diferente e as rotinas são outras! Qual é a tua rotina? Partilha comigo nos comentários, adoro saber como outras mamãs fazem e quem até aprender coisas novas que possa não ter ainda experimentado!


Obrigada e até breve,

Mais postagens