Lista de Compras: tudo o que precisa para começar a usar Fraldas de Pano Reutilizáveis

Lista de Compras: tudo o que precisa para começar a usar Fraldas de Pano Reutilizáveis

Eu sei, em primeira mão, que escolher usar fraldas de pano, pode parecer super confuso no início. Quase que parece que temos que tirar um curso, só para conseguirmos manter o bebé limpo e seco, de forma sustentável! Por isso, resolvi partilhar aqui as minhas dicas sobre por onde começar, para conseguir usar fraldas de pano.

O que precisa para começar?

Fraldas

O ideal é ter entre 15 a 25 fraldas para usar durante o dia, dependendo da idade do bebé e da frequência com que consegue fazer e secar máquinas de fraldas. Também é provável que no inverno precise de um pouco mais, já que é mais difícil secar as fraldas de pano sem sol, a não ser que tenha uma máquina de secar 😉 Aconselho a começar com 15 fraldas, e ir comprando mais à medida que veja que está a ficar sem fraldas entre as lavagens.

Vai precisar também de pelo menos 5 fraldas para usar durante a noite, principalmente a partir do momento em que o bebé já dorme melhor durante a noite, ou que pelo menos vocês já não estejam a mudar as fraldas durante a noite. Assim, é conveniente ter uma fralda que aguente 10 a 12 horas sem problemas! O ideal são fraldas de duas partes, compostas por uma parte interior super absorvente sobre a qual se coloca uma capa impermeável.

Armazenamento para fraldas sujas

Há duas opções: ter ubalde e dois sacos de balde, ou dois sacos de pendurar para colocar fraldas usadas, antes de irem para a máquina. Só precisa de algo suficientemente grande para guardar as suas fraldas molhadas até ao dia da lavagem.

Também convém ter dois sacos de fraldas impermeáveis para quando sai de casa, para guardar as suas fraldas molhadas até ao dia da lavagem.

Absorventes extra

Os Absorventes reutilizáveis podem ser usados dentro das suas fraldas para lhes dar um extra de absorção quando precisa. São super úteis principalmente quando tem que fazer uma viagem de carro, ou antes de pôr o bebé a dormir a sesta. Os feitos de bambu ou fibra de cânhamo fornecerão a melhor capacidade de absorção. São indispensáveis a partir do momento em que o bebé começa a fazer xixis maiores!

Revestimentos descartáveis

Estes são opcionais, mas podem ser úteis, especialmente quando se atinge a idade de desmame. Antes disso, podem ser  necessários para proteger a fralda caso tenha que colocar algum creme muda fraldas.

Os revestimentos biodegradáveis  colocam-se dentro das fraldas, em contacto direto com a pele do bebé, funcionam como um filtro para apanhar sólidos, e podem ser deitados no caixote do lixo.

Toalhitas de Pano

Também é opcional, mas se quiser optar por um sistema 100% sustentável, sem descartáveis, irá precisar também de cerca de 60 toalhetes reutilizáveis. Para quem já usa fraldas de pano reutilizáveis, o sistema é simples: de manhã coloca as toalhitas que vai necessitar num recipiente com alguma água (aqui em casa são cerca de 15 por dia, apenas porque eu sou meticulosa e não repito passagens no mesmo sítio com uma toalhitas suja. Há quem precise de apenas uma toalhita por fralda!). Ao longo do dia vai usando e coloca as toalhitas sujas para lavar juntamente com as fraldas! 🙌

Pronta para experimentar fraldas de pano?

Experimente o nosso Serviço de Test Drive de Fraldas de Pano para descobrir as fraldas que funcionarão melhor para si. Neste serviço tentamos incluir uma variedade de estilos e marcas diferentes, para que possa descobrir aqueles de que mais gosta e que funcionam melhor para si e para o seu bebé.

Espero que este post tenha ajudado a começar a sua viagem de fraldas de pano! Mas lembre-se: como tudo na maternidade, a melhor forma de usar fraldas, sejam elas de pano ou descartáveis, é aquela que os pais do bebé decidirem! Pode ter todas as fraldas do mesmo tipo e marca, ou pode ter um stock composto de muitos tipos e marcas diferentes. Pode usar fraldas de pano a tempo inteiro, ou a tempo parcial! Mesmo que mude apenas uma fralda de pano por dia, já é uma fralda descartável a menos que vai para o lixo!


Obrigada e até breve,

Mais postagens