6 Bons livros para ler durante a gravidez

6 Bons livros para ler durante a gravidez

Durante a minha gravidez, principalmente porque era a primeira e não havia outros filhos para cuidar, dediquei muito tempo a pesquisar informação sobre gravidez, puerpério, amamentação, fraldas reutilizáveis e afins.Vi documentários no Netflix (Babies e O Começo da Vida), videos no Youtube (os videos de "Day in the Life" eram os meus favoritos), fiz cursos offline (Preparar para Nascer das Ervilhitas - agora é online, disponível em todo o país! Vou publicar o meu Testemunho em breve aqui no blog!) e online (The Positive Birth Company) e, acima de tudo, li muitos livros. Parece excessivo, eu sei. Mas eu sou assim.

Li os livros mais tradicionais, como o famoso What to Expect When You're Expecting, e outros menos falados como o The Mama Natural: Week by Week Guide. Mas os meus favoritos foram os seis livros que descrevo abaixo, a maioria dos quais são já sobre a altura depois de o bebé nascer.

Sem mais delongas, aqui estão eles, sem nenhuma ordem em particular:

The First Forty Days: The Essential Art of Nourishing the New Mother

Um livro super fácil de ler, que se foca exclusivamente nos primeiros 40 dias após o parto, e nos cuidados que a mãe deve ter e receber durante esses dias. Baseado em conhecimentos milenares da medicina e cultura populas chinesas, mas com exemplos de várias outras culturas, este é um óptimo livro não só para ter uma percepção melhor sobre estes dias após o parto, mas também para se preparar melhor para eles.

Ina May's Guide to Breastfeeding

A amamentação tem muito que se lhe diga, e provavelmente hei-de fazer um post só sobre este tema. Acho essencial que haja uma preparação prévia para quem decidir que quer amamentar, não apenas com livros, mas com um curso, com vídeos e, acima de tudo, através do estabelecimento de contactos que sirvam de apoio aos momentos mais dificeis que possivelmente vão surgir. No meu caso, eu não teria ido longe sem a minha irmã, que passou por tudo antes de mim, e sem o apoio valiosíssimo da Enfermeira Patrícia coordenadora do curso de preparação para o parto das Ervilhitas (testemunho em breve). Ainda assim, este livro é essencial para obter conhecimentos básicos e estar preparada para pensar que todos os problemas da amamentação têm uma solução.

Parto Ativo - Guia Prático Para o Parto Natural

Para quem pretende um parto natural, este livro é essencial. É um livro super prático, com dicas tanto para as grávidas como para o parceiro de parto, que dá várias dicas úteis sobre como ter um parto natural mais fácil. Usei bastantes das posições sugeridas neste livro para aliviar as dores e a pressão durante as contrações e para dar uma ajuda à bebé para descer.

Os Bebés Também Querem Dormir

Para ser sincera, só li este livro depois da minha filha nascer, durante as sestas dela e honestamente ainda bem que assim foi, porque apreciei-o bastante mais assim. O título é enganador, pois o livro não se foca de todo em "técnicas para dormir", mas sim em criar o ambiente físico e emocional para ter um bebé feliz e calmo (que acabará por saber adormecer). É um livro maravilhoso, cheio de amor e muito bem escrito. Acho que deve ser lido não só pelas mãe, mas também pelos pais e pelos avós. É uma excelente prenda caso conheça alguém que esteja grávida!

O Livro de Magia das Mães

Escrito pela mesma autora do livro Os Bebés Também Querem Dormir, este livro é um pouco mais abrangente. Mais do que falar sobre bebés, fala sobre as mães, a gravidez, o pós parto e todos os cuidados que estas diferentes etapas implicam. Ao contrário d'Os Bebés Também Querem Dormir, este livro será melhor apreciado se for lido durante a gravidez.

The Montessori Toddler: A Parent's Guide to Raising a Curious and Responsible Human Being

Este provavelmente vai ficar na mesa da sala durante muito tempo, para ser consultado muitas vezes ao longo dos próximos 2 anos! É um livro sobre a pedagogia Montessori, que aborda uma série de temas e actividades para por em prática durante os primeiros 2 anos de vida do bebé. É super abrangente, com as actividades muito bem descritas, e tem também umas tabelas no fim que são super úteis para servir de referência.


 

Já leu algum destes livros? Ou há algum que não esteja nesta lista, que tenha lido e que tenha gostado? Partilhe comigo nos comentários!

Obrigada e até breve,

Mais postagens

0 comentários

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação